quarta-feira, 4 de novembro de 2015

INCA precisa de doações de sangue

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2015/inca_precisa_doacoes_sangue_para_proximo_feriado_prolongado
"INCA precisa de doações de sangue para próximo feriado prolongado
22/10/2015 - O INCA faz um apelo à população para doar sangue e plaquetas e assim abastecer seu estoque para o próximo feriado prolongado: Dia do Servidor Público (oficialmente dia 28/10, ponto facultativo, neste ano postergado para 30/10) e Dia de Finados (2/11). As doações são para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes do Instituto, em suas cinco unidades hospitalares.
 
Nos feriados, costuma haver diminuição significativa nos estoques, devido ao baixo comparecimento dos doadores. Porém, o atendimento e a necessidade dos pacientes oncológicos são constantes. Em decorrência do tratamento, muitos precisam receber transfusões de sangue e plaquetas regularmente. São realizadas cerca de mil transfusões de hemocomponentes por mês e, por este motivo, o Instituto precisa manter um estoque regular.
“É fundamental que a população esteja consciente da importância do seu papel ao se tornar um doador regular de sangue e plaquetas. Os homens podem doar sangue até quatro por vezes ano e as mulheres três. Já a doação de plaquetas, homens e mulheres podem doar até 24 vezes ao ano!", reforça Iara Motta, chefe do Serviço de Hemoterapia do INCA.

Doar sangue é seguro - Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.

Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Compareça ao Banco de Sangue do INCA nos próximos dias e salve vidas.
Para doação de sangue:
- dia 24 (sábado): das 8h às 12h
- de 26 a 29 (segunda a quinta-feira): das 7h30 às 14h30
- dia 31 (sábado): das 8h às 12h

Para doação de plaquetas - é necessário agendamento pelo telefone (21) 3207-1064:
- dia 24 (sábado): das 8h às 12h
- de 26 a 29 (segunda à quinta-feira): das 8h às 17h30
- dia 31 (sábado): das 8h às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário